Há duas maneiras do empresário fazer a retirada de dinheiro da empresa: pró-labore e distribuição de lucros.
Mas você sabe qual é a diferença?
O pró-labore é o “salário” que você, sócio, recebe pelo trabalho na empresa, com tributação e contribuição ao INSS e Imposto de Renda.
Já a distribuição de lucros acontece quando o lucro líquido é dividido entre os sócios, por ora isenta de impostos, desde que sua contabilidade esteja em dia.
Aqui estão algumas diferenças importantes entre pró-labore e dividendos:
Natureza: O pró-labore é considerado como remuneração pelo trabalho realizado, enquanto os dividendos são a distribuição de lucros acumulados pela empresa.
Tributação: O pró-labore está sujeito a Imposto de Renda e contribuição ao INSS. Já os dividendos, quando a contabilidade está em dia, são isentos de impostos.
Periodicidade: O pró-labore é pago regularmente, como um salário, enquanto a distribuição de dividendos pode ocorrer de forma variável, dependendo do lucro da empresa.
Obrigatoriedade: O pagamento de pró-labore é obrigatório para sócios-administradores, ao passo que a distribuição de dividendos não é obrigatória e depende da existência de lucro e da decisão dos sócios.
Valor: O valor do pró-labore é fixado e deve ser compatível com as funções desempenhadas pelo sócio-administrador, enquanto o valor dos dividendos varia conforme o lucro líquido da empresa.
Dica importante: distribuições irregulares podem trazer problemas no futuro! Manter o equilíbrio fiscal é essencial para evitar penalidades.
Fique atento!
Contato:
(18) 99609-2364
Avenida Presidente Vargas, 1-58 Sala 6, Centro, Presidente Epitácio/SP
CRC 1SP291994/O2
#B3 #IRPF #IRPF2025 #IRPF2026 #acontadoradosinvestidores #assessoriafinanceira #autônomo #bitributação #consultoriafinanceira #contadora #contadoradoir #contadoradoirpf #contadoradosinvestidores #domandooleao #educacaofinanceira #elisão #fatorR #lucropresumido #lucroreal #malhafina #ME #MEI #nutricionista #odoo #psicólogo #rendavariavel #saidadefinitiva #simplesnacional #sonegação
