Ao declarar o Imposto de Renda, pode escolher incluir ou não o seu cônjuge na mesma declaração.
E essa escolha pode fazer TODA a diferença no valor a pagar ou restituir! A dica é: Use o simulador do IR antes de decidir! Informe os dados da família com e sem o cônjuge e compare quanto será cobrado (ou devolvido) em cada cenário.
Por que isso importa? Dependendo da renda, deduções e gastos dedutíveis de cada um, juntar ou separar as declarações pode resultar em uma economia — ou aumento — no imposto. Às vezes, declarar em conjunto é mais vantajoso; em outras, cada um separadamente é melhor.
Tudo vai depender do seu caso! Portanto, não escolha às cegas. Simule, compare e escolha o cenário mais vantajoso para o seu bolso.
E aí, já simulou o seu IR? Tem dúvidas sobre indicar cônjuge ou dependentes?
Contato:
(18) 99609-2364
Avenida Presidente Vargas, 1-58
Sala 6, Centro, Presidente Epitácio/SP CRC 1SP291994/O2
#B3 #IRPF #IRPF2025 #IRPF2026 #acontadoradosinvestidores #assessoriafinanceira #autônomo #bitributação #consultoriafinanceira #contadora #contadoradoir #contadoradoirpf #contadoradosinvestidores #domandooleao #educacaofinanceira #elisão #fatorR #lucropresumido #lucroreal #malhafina #ME #MEI #nutricionista #odoo #psicólogo #rendavariavel #saidadefinitiva #simplesnacional #sonegação
