Sabia que, se você vendeu ações ou fundos que herdou, precisa declarar esse lucro no seu Imposto de Renda? Essa é uma dúvida comum entre quem recebe heranças, mas é importante entender cada etapa para evitar dores de cabeça com a Receita Federal.
Ganhos com a venda de investimentos herdados (como ações, cotas de fundos, ETFs, etc.) são tributáveis, sim!
O procedimento é diferente de apenas declarar o recebimento da herança. Aqui, estamos falando de um lucro: a diferença entre o quanto você recebeu na herança (valor de aquisição) e o quanto vendeu depois.
Como declarar:
– Some todos os ganhos líquidos do mês e verifique se estão acima do valor de isenção. Se ultrapassar, é necessário calcular o imposto e pagar via DARF até o último dia útil do mês seguinte à venda.
– Informe a venda tributada na aba “Renda Variável”.
– Informe a venda isenta na aba “Rendimentos Isentos”.
– Fique atento à tabela progressiva do IRPF para o cálculo correto.
Receber ações por herança não gera imposto, mas vender essas ações com lucro sim!
Se ficou com alguma dúvida sobre o preenchimento ou apuração, mande uma mensagem.
Cuidar do seu IRPF é garantir tranquilidade lá na frente!
Contato:
(18) 99609-2364
Avenida Presidente Vargas, 1-58
Sala 6, Centro, Presidente Epitácio/SP CRC 1SP291994/O2
#B3 #IRPF #IRPF2025 #IRPF2026 #acontadoradosinvestidores #assessoriafinanceira #autônomo #bitributação #consultoriafinanceira #contadora #contadoradoir #contadoradoirpf #contadoradosinvestidores #domandooleao #educacaofinanceira #elisão #fatorR #lucropresumido #lucroreal #malhafina #ME #MEI #nutricionista #odoo #psicólogo #rendavariavel #saidadefinitiva #simplesnacional #sonegação
