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ToggleVeja quais as maneiras que sua empresa pode evitar de cair na malha fina
Conheça as ações que podem garantir tranquilidade em sua rotina e fazer com que seu negócio não caia na malha fiscal
Como o ano está chegando ao fim, o prazo para cuidar de certas responsabilidades logo estará chegando ao fim.
Consequentemente, você precisa declarar sua renda para o ano de 2022 e começar a reunir os documentos necessários para apresentar sua declaração de impostos meticulosamente para se manter afastado do risco de uma penalidade.
Você sabe qual é a penalidade e como evitar esse problema com a Receita Federal?
Embora se encontrar nesta situação não seja o fim do mundo, isso ainda pode fazer com que você gaste tempo e até mesmo levar a uma multa devido a discrepâncias em sua declaração.
Para evitar esse tipo de problema, é importante levar em consideração alguns pontos importantes.
Aqui estão alguns dos erros mais frequentes que podem levar as pessoas a se depararem com a multa.
Certifique-se de usar essas dicas quando estiver apresentando sua declaração!
O que significa a malha fina?
Quando você apresenta sua declaração de imposto de renda, fornece à Receita Federal inúmeros detalhes sobre o que você ganhou no decorrer de um ano, e se você é obrigado a pagar algum imposto.
Depois disso, a Receita analisa a exatidão das informações que você apresentou.
Durante esse processo, também verifica-se os dados para verificar se eles correspondem aos registros em seus sistemas.
Se algo estiver incorreto, sua declaração de impostos é rejeitada – isso é conhecido como cair na malha fina
Você pode se deparar com esta situação por uma variedade de razões, inclusive:
- Dados cadastrais errados ou desatualizados;
- Dados de fonte pagadora divergentes;
- Declaração de despesas médicas não compatíveis com a renda;
- Rendimentos omitidos;
- Valores incorretos; entre outros.
Se houver algum erro em sua declaração de impostos que a Receita Federal tenha que investigar, isso significa que você cometeu uma forma de evasão fiscal.
Vale a pena mencionar que as pessoas que são culpadas disso e devem ser reembolsadas do imposto de renda serão negadas até que corrijam a situação.
Leia mais sobre a malha fina nos artigos a seguir:
Como evitar cair na malha fina da Receita Federal?
Existem diversas questões que devem ser ponderadas na hora de realizar ações visando não cair na malha fiscal.
Afinal, é preciso analisar uma série de fatores para que não haja falhas durante os procedimentos.
Preparamos, abaixo, algumas das principais etapas a serem seguidas. Veja!
Declare todos os seus rendimentos
Como mencionado anteriormente, a falta de declaração de renda é uma das principais causas de estar em um vínculo.
Isso pode ocorrer se os investimentos, recursos, investimentos e renda de aluguel não estiverem listados na declaração de impostos.
Por essa razão, certifique-se de declarar toda sua renda, mesmo que não seja substancial, para que apareça em sua declaração e concorde com as informações que a Receita Federal possui.
Atente-se ao preenchimento dos dados
O preenchimento do formulário de declaração de imposto de renda pode ser bastante confuso e, portanto, erros podem ser facilmente cometidos.
Esses erros podem causar discrepâncias entre a declaração e, portanto, podem ser apanhados na malha fina da inspeção.
Portanto, é importante checar novamente todas as informações, sejam informações pessoais, detalhes de renda, documentos apresentados, entre outros, para ter certeza de que não há erros ao enviar a declaração.
Realize a conferência dos valores que serão declarados
Dizer que você ganhou toda sua renda não é suficiente; você precisa verificar novamente os valores para garantir a precisão.
Algumas pessoas tentam sub-declarar sua renda a fim de pagar menos impostos ou receber um reembolso maior, enquanto outras podem acidentalmente cometer um erro nos números de sua declaração de impostos.
Ambos os cenários podem resultar em uma multa.
Portanto, certifique-se de que os valores de renda em sua declaração de imposto de renda sejam exatamente os mesmos indicados nos relatórios de renda que você utiliza para preencher o formulário.
Tenha cuidado com as despesas médicas
Ao declarar impostos, as despesas médicas geralmente podem ser subtraídas de sua base de imposto de renda sem restrições.
No entanto, há algumas exclusões; por exemplo, somente a cirurgia plástica reparadora é elegível para dedução.
Não se sinta tentado a exagerar o valor reclamado.
Lembre-se, o que quer que você reclamar como despesa será declarado como renda pelo prestador de serviços de saúde.
A Receita Federal pode verificar essas informações e pode interpretar qualquer manipulação desses valores como um estratagema para reduzir o valor dos impostos devidos.
Portanto, é importante relatar com precisão o valor gasto com a saúde.
Analise as informações pertinentes à fonte pagadora
Se houver alguma discrepância entre o que você declarou em sua declaração de impostos e o que o contribuinte declarou, é mais provável que você seja notado e questionado.
Consequentemente, ao preencher os dados na “Declaração de Renda” que a fonte pagadora fornece anualmente, é essencial inserir os mesmos números que aparecem nesse documento.
Confira os dados relacionados aos dependentes
Erros ao enviar informações sobre dependentes são bastante comuns.
As pessoas não podem listar a renda obtida, ou podem incluir alguém que é nomeado em outro retorno – esses tipos de erros podem causar problemas com o sistema tributário.
Logo, é importante confirmar se os dependentes que você está incluindo em sua declaração de imposto de renda têm alguma renda ou não, e determinar se eles já estão listados em outra declaração como, por exemplo, a de seu parceiro.
Dependendo da renda, pode não ser benéfico mencionar certos dependentes em sua declaração.
Não atualize os valores de imóveis e veículos
Não é permitido ajustar o valor declarado de qualquer bem, como imóveis ou um carro, na declaração.
Fazendo isso, é maior o risco de que a Receita Federal observe discrepâncias nos dados, independentemente de o bem ter subido ou descido de valor.
Com relação aos veículos, o custo de aquisição inicial é o único valor levado em consideração.
No caso de imóveis, somente as reformas e melhorias são valores válidos que podem ser adicionados ao valor do imóvel.
Portanto, caso prefira, buscar apoio de profissionais qualificados é fundamental para evitar problemas e não cair na malha fina.
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