Dicas que toda pessoa que deseja realizar uma saída definitiva do país precisa seguir para evitar problemas
O sonho de muitas pessoas é realizar a saída definitiva do país e, assim, ir morar em outros lugares que proporcionem melhor qualidade de vida e até mesmo maiores ganhos financeiros.
Porém, se essa decisão não é algo fácil, por conta dos vínculos familiares, com amigos e dos projetos no país de origem, pode ser ainda mais complicado quando se trata de cumprir com a burocracia.
No artigo de hoje, vamos conversar sobre como se preparar para a saída do país, sobre cuidados que você precisa ter ao realizar esse tipo de ação e sobre como lidar com algumas burocracias relacionadas ao tema.
Sendo assim, continue com a gente até o final e ótima leitura!
Como se preparar para a saída definitiva do país?
Ao realizar a saída definitiva do país, você terá que lidar com várias situações diferentes, tanto internamente, no Brasil, quanto no país de destino.
Nesse sentido, o nível de complexidade vai depender bastante para qual país você estará indo.
Todavia, uma coisa é certa: por mais que ele tenha características em comum com o nosso, aspectos culturais, na maioria das vezes, acabam causando desconfortos para o migrante.
Dessa forma, aqui vai a nossa primeira dica: busque conhecer a cultura do país para o qual você está se mudando.
Pesquise em livros, em filmes, em vídeos, converse com nativos e, principalmente, com outros brasileiros que já realizaram esse percurso que você está fazendo, isso vai ajudar a entender melhor aspectos diversos, como costumes, culinária etc.
Também, ao ir morar em outro país, busque entender como é o clima da região.
Lembre-se que, muito além do desconforto, mudanças na temperatura e umidade podem fazer com que crises de determinadas doenças, principalmente as crônicas, intensifiquem-se ainda mais.
Ademais, é imprescindível procurar entender o novo idioma; sendo assim, prepare-se para se comunicar em uma nova língua ou mesmo para entender particularidades presentes na falada no país de destino.
Lembre-se que, mesmo em países que falam português, como Cabo Verde e Portugal, existem mudanças que podem tornar sentenças que não se podem ser entendidas ou ser entendidas de maneira diferente.
Atendendo à burocracia ao mudar de país
Nesse contexto, a saída definitiva do país também requer o cumprimento de algumas obrigações junto ao Estado.
A conhecida pela maioria das pessoas diz respeito à obtenção do visto, o qual, dependendo do país ao qual se deseja mudar, pode ser uma verdadeira saga, levar vários meses e ter que atender a uma série de exigências.
O que é a Comunicação de Saída Definitiva do País?
Outro ponto importante trata-se de informar na sua declaração de Imposto de Renda.
Isso porque existe uma declaração específica que você deverá preencher, denominada Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP).
Ela costuma ser enviada na mesma declaração que preenchemos todo ano, ou seja, na declaração de ajuste anual.
Cumprir essas exigências evita que você tenha problemas junto ao fisco.
Quando e por que dar a saída definitiva do país?
A saída definitiva do país deverá ser enviada ao fisco no ano seguinte ao que houve a mudança de país, já que ela deve ser feita ao enviar sua declaração de Imposto de Renda.
Por que declarar e quando informar a saída definitiva do Brasil?
É importante enviar a informação, pois, caso não o faça, o Estado brasileiro continuará tendo você como residente e considerando você como obrigado a continuar entregando determinadas declarações.
Sendo assim, cumprir essa obrigação evita que você pague multas ao não enviar, no futuro, dados demonstrativos.
ERS: suporte para que você possa tomar decisões inteligentes
Como vimos em nosso texto, mudar de país demanda atenção a uma série de aspectos os quais estão diretamente relacionados com o sucesso da sua mudança.
Entender aspectos culturais, clima e atender a burocracia dos países de origem e de destino são apenas alguns deles.
Nesse sentido, ganha destaque o preenchimento da Declaração de Saída Definitiva do País, a qual vai ajudar você a evitar problemas junto ao Estado.
Nós, da ERS, somos uma contabilidade especializada em pessoa física que vai ajudar a cumprir suas obrigações tributárias quanto à saída definitiva do país.
Clique no link abaixo, converse com um de nossos profissionais e conheça as vantagens de contar com o nosso suporte.
Ter o suporte de um profissional para sair definitivamente do país sem nenhum problema!